Wednesday, September 13, 2006

Opção pela Justiça Social

A Justiça Social é a opção que traz muitas conseqüências para a sociedade ou comunidade assistida.

Tal opção seria uma facilidade na busca das nossas ações, não que buscaríamos um único valor, porém uma referência para o trabalho, um meio para atingir o fim.

Assim como nas políticas públicas a educação atinge outras dimensões como a saúde (medicina preventiva), segurança (com mais acesso ao emprego ou estudo os quais desviam da criminalidade, ou seja, oportunidades em geral).

Do mesmo modo a busca por justiça social seria nas intervenções sociais, quando abrange e traz como conseqüência outros valores: paz, esperança, harmonia...

Buscar a justiça social é negar a forma de vida atual. Uma forma exploradora, concentradora e visivelmente desigual. Nessa busca central, todas as conseqüências surgem como garantia de paz e harmonia. É como se fosse um efeito dominó.

Buscar a Justiça social é fazer com que as pessoas libertem-se da dependência das ações de outros. Alienar é transferir-se a outro. Estar alienado é estar preso.

A Justiça Social é o meio para um fim, este não simples, mas satisfatório para seres sociais sensíveis. Há quem diga um fim impossível de alcançar, mas digo que um fim “buscável”. O impossível existe porque ninguém tentou buscá-lo, realizá-lo com competência...

Um fim, a dignidade para nossos pares....
Os humanos.

1 Comments:

At 6:34 PM, Blogger Mariana said...

É NOIS!!!!

 

Post a Comment

<< Home